A prefeitura de Nova Mutum firmou parceria com o governo do Estado para implantar a ‘Jornada Voluntária’, atividade desenvolvida através do departamento municipal de Segurança Pública, a Policia Militar e o Corpo de Bombeiros. A ação é para ajudar coibir crimes. “Este projeto irá possibilitar mais policiais espalhados nas ruas de Nova Mutum. Serão atividades estratégicas com cunho de defender e garantir a qualidade de vida da população”, disse Coronel Claudio Fernando, Comandante do 14º Comando Regional.
Os policiais militares que atuam no 26º Batalhão de Polícia Militar e na 5ª Companhia Independente de Bombeiros podem se voluntariar à jornada extra. Os agentes não poderão executar carga horária diária inferior a 4 horas e superior a 6 horas. No mês, a carga horária não pode ultrapassar 50 horas. Será incluso na jornada extraordinária de serviço voluntário, somente o profissional que teve no mínimo 8 horas de descanso após sua jornada ordinária.
“Faremos rondas ostensivas na área comercial, praças, lagos, escolas e ainda atender a projetos como a Lei Maria da Penha e a Lei do Silêncio. Queremos que a população aproveite os espaços públicos e tenham a sensação de segurança, uma vez que os policiais estarão nas ruas. As atividades serão desenvolvidas pelos agentes, observando o planejamento e escala mensal estabelecida pela prefeitura”, acrescentou o Coronel.
O diretor de Segurança e Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Gonçalves, avaliou como muito importante a implementação da jornada voluntária. “Elaboramos um cronograma de ações que atenderá a toda a população e alguns programas especiais. Contamos com o apoio da população junto as forças de segurança”.