O comandante do 26ª Batalhão de Polícia Militar de Nova Mutum, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco disse, há pouco, em entrevista, ao Só Notícias, que o policiamento ostensivo será reforçado para garantir valer o decreto do governo Estadual que começou a vigorar hoje, proibindo eventos sociais, festas, shows, atividades em casas noturnas e confraternizações com mais de 100 pessoas em espaços privados ou públicos sejam seguidos.
Em média, serão quatro viaturas do batalhão e cavalaria fazendo rondas pela cidade. “Iremos aumentar fiscalização de forma geral, conforme decreto em relação aos municípios. Também teremos reunião com o comitê para definir as aplicações das regras. O objetivo é orientar. A consciência é de cada um, isso é mais importante que repressão”, disse o comandante. O decreto começou é valido por 45 dias.
O documento autoriza as forças de segurança do Estado de Mato Grosso a tomar todas as ações necessárias para fazer cumprir as novas medidas e também “possíveis normas municipais mais rígidas ou restritivas”.
Às atividades em bares, restaurantes e congêneres está permitida a realização desde que com o máximo de 50% da capacidade do local, “tendo como base o metro quadrado e o espaçamento de 1,5 m metro entre as mesas/assentos”. “Os prefeitos deverão obrigatoriamente adotar as medidas estabelecidas neste decreto ou outras mais restritivas, sob pena de responder pelas eventuais consequências de seus atos”, determina o governo.