A Polícia Civil e funcionários da concessionária de energia elétrica realizou na operação Circuito Fechado de repressão qualificada ao furto e desvio de energia elétrica, além das medidas administrativas, em Vila Bela da Santíssima Trindade (523 quilômetros de Cuiabá). A operação resultou em dez locais fiscalizados, sendo encontradas irregularidades como rompimento de cabos e lacres e o desvio de energia por meio de entalhes na fiação. Quatro pessoas foram presas em flagrante pelo crime de furto qualificado pelo rompimento de obstáculo.
As equipes da empresa, acompanhadas da Polícia Civil, constataram a subtração em tempo real. Parte desse trabalho consistia em desligar a ligação original (relógio) e observar que as residências ainda continuavam com abastecimento elétrico.
Diante dos claros sinais de subtração, considerando que as infrações penais se prolongavam no tempo, em permanência, os policias e técnicos tinham autorização para adentrar as residências para fazer cessar a subtração e prender os acusado em flagrante.
Alguns dos locais já eram alvos de fiscalizações anteriores, mas havia resistência por parte dos consumidores.
Alguns medidores de energia foram apreendidos e encaminhados para a perícia. As ligações irregulares constatadas foram desligadas e os consumidores notificados quanto às obrigações administrativas e legais.