As Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar, Civil, Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Grupo de Operações Especiais e Corpo de Bombeiros iniciaram, esta manhã, os trabalhos de desintrusão e desocupação do garimpo ilegal, localizado a cerca de dez quilômetros do centro de Pontes e Lacerda (443 quilômetros de Cuiabá). A ação é denominada “Operação Terra do Nunca”.
Inicialmente, as forças policiais permitirão a saída pacífica de todas as pessoas que estão ilegalmente na área, até quarta-feira (11), sendo que na quinta-feira (12) será realizada a desintrusão oficial, com a prisão daqueles que resistirem, e apreensão dos equipamentos que forem encontrados no local. Informamos ainda que, um efetivo policial suplementar foi solicitado, podendo a data da desintrusão forçada ser antecipada para quarta-feira.
O local está sendo guarnecido com segurança de perímetro e não está sendo mais autorizado o acesso. Quem insistir será autuado em flagrante por desobediência judicial. Na tarde de hoje, oficiais da Justiça Federal estarão na área para notificar todas as pessoas arroladas na ação civil pública.
A Operação Terra do Nunca é uma operação interagências (reúne várias instituições policiais), e o nome remete à ilha de Peter Pan, um personagem de Walt Disney, dando a entender que busca pela terra do ouro não passa de uma quimera, um sonho impossível de ser alcançado.