Policiais civis de Lucas do Rio Verde e um bombeiro salvaram, ontem, uma criança de apenas dois anos, que havia se engasgado e chegou a ficar inconsciente na unidade policial. A mãe do pequeno havia procurado a delegacia para registrar um boletim de ocorrência referente ao extravio de documentos pessoais. Porém, enquanto aguardava atendimento na recepção, seu filho começou a apresentar sinais visíveis de engasgamento.
Rapidamente, a criança começou a sofrer uma convulsão e perdeu momentaneamente a consciência. Vendo a urgência da situação, o investigador plantonista Jean Carlos do Carmo Carvalho pegou o menino no colo e iniciou a manobra de heimlich, tentando desobstruir as vias aéreas da criança.
No entanto, a criança continuava sem consciência, embora com sinais vitais. Um bombeiro, que passava próximo à delegacia, também tentou realizar a manobra de desobstrução, mas a criança ainda não teve melhora imediata.
Diante da gravidade do quadro, os policiais levaram o menino para uma viatura policial e foram às pressas até uma unidade hospitalar. No caminho, ele começou a recobrar a consciência, mas com dificuldade para respirar. Ao chegar no hospital, assim que foi colocado na maca, começou a chorar, indicando o retorno total.
Os médicos afirmaram que a criança havia vomitado e sofrido um episódio de broncoaspiração e que a rápida intervenção dos policiais civis, tanto pela manobra de heimlich, quanto pelo deslocamento para o hospital, foi essencial para salvar a vida da criança, que ficou sob observação médica.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.