A Operação Porteira Fechada foi feita, ontem, com foco no combate a extração ilegal de madeira na Estação Ecológica do Rio Ronuro, a cerca de 200 km de Sinop. Foram localizados pontos estratégicos de retirada de madeira e combater as organizações criminosas instaladas na região envolvidas na extração ilegal madeira, realizando patrulhamento com abordagens e trabalho de inteligência coletando informações.
As equipes se depararam com um tronco atravessado na estrada, ‘modus operandi’ utilizados para impedir acesso e fiscalizações dos órgãos competentes. “O nome da operação faz referência a atuação dos criminosos, que audaciosamente colocam porteiras, correntes e tronco de árvores nos locais de acessos dentro da estação ecologia”, informa a Polícia Civil. A Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), a Polícia Militar – equipe Raio de Sinop – e fiscais da secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) trabalharam na operação.
A reserva faz divisa com municípios de Feliz Natal (130km de Sinop) e Nova Ubiratã abrange área superior a 100 mil hectares. Foi criada com objetivo de minimizar o avanço das fronteiras do desmatamento, preservando seus elementos naturais, incluindo biodiversidade, paisagens e recursos hídricos. Há alguns anos, 89 pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e de outras 16 instituições de ensino e pesquisa, o livro “Biodiversidade da Estação Ecológica do Rio Ronuro” traz um panorama das análises realizadas pelo Núcleo de Estudos em Biodiversidade da Amazônia Mato-grossense do Câmpus de Sinop.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.