Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) de Mato Grosso e de oito estados iniciaram, esta manhã, em Cuiabá, o curso de Atirador Policial e Precisão, que vai formar novos snipers ou atiradores de elite para atuarem em grandes eventos. A qualificação faz parte do programa de Capacitação Integrada dos Servidores da Segurança Pública que irão atuar durante a Copa do Mundo de 2014.
Balística interna, externa e terminal, trigonometria aplicada, cálculos de ajuste, observação, movimentação e descrição, fundamentos de tiro, posição variadas, construção de plataforma, camuflagem e ocultação são temas abordados no curso.
O curso tem duração de 280horas/aula e é realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFAP) da Polícia Militar, na Capital. Ao final, os alunos participam de atividades práticas no estande de tiro da Polícia Rodoviária Federal.
De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, a iniciativa é mais uma capacitação voltada à segurança para Copa.
O sniper ou atirador de elite atua em atividades de apoio às operações de tiro de comprometimento, atirador de patrulha e segurança de autoridades. "Eles poderão ser empregados em grandes eventos, como a Copa do Mundo, em ocorrências com reféns, proteção de autoridades e outras situações", disse o coordenador do curso, tenente PM Ricardo de Almeida Mendes.
O policial do Bope de Santa Catarina, 1º tenente PM Ronaldo Valdemiro Coelho, resolveu participar para implementar no Estado de origem a unidade com atiradores. "Queremos colher o que há de melhor de tiro de precisão atualmente no Brasil e empregar em Santa Catarina em prol da sociedade".