Maquinários usados em desmatamento ilegal foram apreendidos em duas fazendas em Marcelândia (a 210 km de Sinop) e a Sema informou que a multa pode chegar a mais de R$ 2 milhões por impedir regeneração natural e por operar sem licença. A fiscalização foi na quarta-feira e houve apreensão de quatro maquinários e um trator esteira, uma caminhonete D-20 e tanques com combustível com capacidade de 22 mil litros.
As propriedades não tinham licença para intervenção na vegetação nativa. Os crimes ambientais foram identificados por imagens de satélite de alta resolução, que mapeiam mudanças na vegetação em todo o território estadual. Em uma delas, foram 300 hectares de área degradada. Dois homens trabalhavam no momento e alegaram serem prestadores de serviço. Eles colaboraram e passaram as informações necessária.
Na segunda propriedade, a área degradada foi de 50 hectares, e o proprietário, que não estava no local no início da fiscalização, chegou horas depois.
A ação coordenada pela secretaria estadual de Meio Ambiente teve apoio da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental de Sinop