Já estão em liberdade os 2 investigadores da Polícia Civil e o ex-policial militar acusados de integrarem uma quadrilha de tráfico internacional de drogas. A organização criminosa seria ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Além dos policiais civis Wagner Rodrigo de Amorim e Adaulto Ramalho da Silva, e do ex-policial militar Adonai Novaes de Oliveira, a decisão de soltura se estendeu a outros 7 integrantes da quadrilha que tiveram a prisão temporária decretada em 25 de junho.
Wagner Amorim, preso em 25 de junho, era lotado na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá. Adaulto da Silva, preso no dia seguinte, atuava em Alta Floresta (803 km ao norte da Capital). O ex-PM Adonai Oliveira foi preso no dia 2 de julho, em Águas Lindas (GO).
Portaria publicada pelo corregedor da Polícia Civil, Paulo Vilela, afasta preventivamente os policiais, por 120 dias, das atividades que exerciam. A Corregedoria instaurou procedimento administrativo para apurar as denúncias contra eles.
Os investigadores são acusados de administrarem a Fazenda Sete Irmãos, na localidade de "Mucambo", em Barão de Melgaço (113 km ao sul), onde foram encontrados 383,7 kg de cocaína. A droga estava embalada em 376 tabletes, guardados em 13 sacos plásticos, escondidos sob lonas em área de mata fechada da fazenda. A droga foi localizada pela Polícia no dia 20 de junho. Durante as buscas a polícia apreendeu na fazenda 188 cabeças de gado Nelore, 2 caminhonetes, uma moto, um trator, uma roçadeira, 2 carabinas de fabricação russa, além de 400 litros de combustível para avião.
Competência – As investigações sobre a cocaína encontrada na Fazenda Sete Irmãos, avaliada em R$ 700 mil, ficarão por conta da Polícia Federal. De acordo com o delegado de Entorpecentes da Polícia Civil, Marcelo Felisbino Martins, que presidiu o inquérito, ficou comprovado nas investigações que a droga veio da Bolívia, determinando tráfico internacional, competência da PF. Conforme o delegado, a droga foi transportada em aeronave e seria distribuída para a região sudeste do país.