A Polícia Rodoviária Federal inicia esta noite a Operação Fim de Ano e fará intensas fiscalizações com objetivo de reduzir o número de acidentes e mortes durante o período de festas. A operação vai até 2 de janeiro na BR-163, BR-364 e 158.
As equipes vão intensificar uso de radar e fiscalizando veículos também em trechos onde fluxo é maior, principalmente em perímetros urbanos das rodovias e também na Serra de São Vicente. Serão combatidos o excesso de velocidade e de ultrapassagens em locais proibidos. Além das condutas imprudentes dos motociclistas e a intensificação da fiscalização de alcoolemia (com testes do bafômetro).
Segundo a PRF, as principais causas de acidentes registrados em operações de fim de ano são a falta de atenção, a velocidade incompatível, não guardar distância de segurança, defeito mecânico no veículo, as ultrapassagens indevidas, animais na pista, o motorista que acaba dormindo, a ingestão de álcool e, por último, os defeitos nas vias.
Ano passado, durante a operação fim de ano, houve 182 acidentes em Mato Grosso, com 116 feridos. 6 pessoas morreram. A falta de atenção e a alta velocidade, foram os principais fatores que ocasionaram os acidentes.