PUBLICIDADE

Polícia: registro de ocorrências online é expandido para mais cidades em MT

PUBLICIDADE

As delegacias das Regionais de Cáceres e Pontes e Lacerda já estão operando com o novo Sistema de Registro de Ocorrência (SROP) Online, que será implantado em todas as unidades da Polícia Judiciária Civil neste ano. Ao todo, são 12 municípios da Região Oeste de Mato Grosso trabalhando com a nova ferramenta, que integra os registros de ocorrências das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros. Nesta semana, a implantação será finalizada nas 20 unidades da Regional de Rondonópolis e depois expandida para as delegacias de Alto Araguaia.

Na região de Cáceres e Pontes e Lacerda cerca de 80 servidores (delegados, escrivães e investigadores) foram capacitados para trabalharem com o Sistema Online. A gerente de Estatística e Informação da PJC, Tatiana Pilger, informou que além do treinamento, as máquinas das unidades foram configuradas e os policiais cadastrados para operar com o SROP. "Estamos fazendo o monitoramento diário das unidades instaladas e o acompanhamento dos servidores. O interesse deles é motivador", afirmou Tatiana.

A nova ferramenta permite que todos os registros de ocorrência fiquem armazenados na Web, em uma rede interna da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Uma das facilidades do SROP Online está na extração de dados estatístico, principalmente no interior. Como o sistema é via internet o registro cai imediatamente na rede permitindo acesso ao banco de dados pela Gerência de Estatística. No antigo sistema, o setor precisava esperar a replicação dos dados – que ocorria só a meia-noite – armazenados numa máquina da delegacia.

Outra vantagem do SROP Online está na integração de banco de dados com outros órgãos. A Coordenadoria de Identificação foi a primeira a disponibilizar os registros civis, facilitando o preenchimento de campos pelo operador. No caso de dados de vítimas, o Sistema busca as informações do registro civil facilitando o trabalho do policial. Se a vítima for o comunicante da ocorrência os dados são replicados, sendo desnecessário repetir o processo.

Para o diretor de interior, delegado Jales Batista da Silva, a ferramenta levada para as delegacias do interior moderniza o trabalho da Polícia Judiciária Civil. "É um fator motivador para nós do interior do Estado. A nossa contrapartida será dada recepcionando o sistema com interesse e responsabilidade", garantiu.

Ferramenta

O SROP Online foi desenvolvido pela Sejusp em conjunto com profissionais dos órgãos da Segurança que operam com o registro de ocorrência. Durante a fase de desenvolvimento da ferramenta, a Polícia Civil se encarregou de atualizar a tabela básica das tipificações criminais do Código Penal Brasileiro (CPB) e das leis especiais, além de inserir novos delitos no sistema de registro. Esse trabalho iniciou em junho de 2008 e finalizou em dezembro passado.

Para facilitar o trabalho dos policiais, o Sistema permite consulta do texto dos artigos de cada crime. A Comissão formada para atualizar a tabela de delitos transcreveu todos os artigos do Código Penal Brasileiro e das leis especiais para o sistema. São 11 títulos com inúmeros artigos do CPB e 18 leis esparsas, além das ocorrências atípicas, não classificadas como crimes. "Isso vai permitir com que o operador tire dúvidas na hora de registrar uma ocorrência. É uma ferramenta que está mais ágil e mais versátil. Oferece maior rapidez no preenchimento dos campos", destaca a diretora adjunta da PJC, Thaís Camarinho.

Os policiais ainda terão acesso em tempo real aos registros realizados pelo Centro de Operações Integrada de Segurança Pública (CIOSP). O sistema também estará interligado ao Sistema de Procedimentos Policiais (SPP) e ao Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) Online.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE