A Polícia Civil registrou 23 ataques a caixas eletrônicos, este ano, em Mato Grosso. Um levantamento divulgado, hoje, aponta que na maioria, foram utilizados explosivos e por isso, as investigações e prisões de pessoas envolvidas tem sido intensificadas, visando a redução dos crimes. Polícias Civil, Rodoviária Federal e Militar já apreenderam 320 unidades explosivas que seriam utilizadas.
Uma das grandes apreensões foi feita pela Polícia Militar, em Guarantã do Norte, (240 km de Sinop), onde foram apreendidos 150 quilos de dinamites. Outra quantidade expressiva também foi retida pela Polícia Rodoviária Federal, sendo 36 bananas, de 250 gramas, q em poder de uma adolescente. Já a Gerência de Combate ao Crime Organizado, da Polícia Civil, localizou 98 bananas de 500 gramas cada.
Em 2011, as estatísticas revelaram o uso de explosivos em 38 ocorrências de arrombamento a caixas eletrônicos. “Enquanto que neste ano de 2012 os números sugerem um aumento expressivo nessa modalidade de crime”, disse a delegada Ana Cristina Feldner.
No ano passado, os arrombamentos com o uso do maçarico caíram para 43%, em relação a 2010. Em agosto de 2011, o Estado de Mato Grosso passou a registrar os primeiros casos de ataques com explosivos, fechando com 38 terminais dinamitados.
O maçarico foi à primeira ferramenta utilizada pelos bandidos para arrombar os caixas, desde o ano de 2008, quando foram registrados 14 casos. No ano seguinte ocorreram 31 ataques e a explosão se deu em 2010, quando a prática passou a ser dominada por dezenas de bandidos do Estado e de outros, que atuam em Mato Grosso nos arrombamentos.