Duas vítimas de golpes, de diferentes cidades de Mato Grosso, conseguiram reaver valores que haviam sido subtraídos por meio de golpe, nesta segunda-feira, após ações conjuntas das Delegacias de Lucas do Rio Verde e Confresa e a Delegacia Especializada de Repressão à Crimes Informáticos (DRCI).
As vítimas, moradoras de Lucas do Rio Verde e Confresa, caíram na mesma modalidade de golpe, em que um suposto membro de uma facção criminosa entra em contato exigindo dinheiro para “aliviar a barra” da vítima por ter dado em cima da namorada de um membro da associação criminosa.
Segundo a Polícia Civil, o golpe inicia em uma rede social da internet, ocasião em que um perfil de uma mulher entra em contato com a vítima, inicia uma conversa e, na sequência, pede o número de telefone, para que possam conversar pelo aplicativo Whatsapp. Em seguida, uma pessoa, dizendo ser membro da facção criminosa, entra em contato com a vítima, fazendo ameaças por ter mexido com a garota, e passa a pedir transferências de valores para não fazer nada de mal contra a vítima.
Nos dois casos, as vítimas fizeram as transferências de valores e, posteriormente, procuraram a delegacia, descobrindo que se tratava de um golpe. Com as informações passadas pelas vítimas, as equipes das Delegacias de Lucas do Rio Verde e de Confresa entraram em contato com a DRCI, que conseguiu bloquear os valores transferidos com apoio do Setor Antifraudes das agências bancárias. Os trabalhos resultaram na recuperação de aproximadamente R$ 3 mil.