A Polícia Civil confirmou a prisão de duas pessoas envolvidas em uma chacina em que quatro pessoas foram assassinadas no ano de 2020, na saída de um garimpo ilegal no município de Aripuanã, hoje, durante comprimento de mandados da Operação ‘Garimpo do Inferno’, nas cidades de São Paulo (SP) e Goiânia (GO). Eles responderão por quatro homicídios triplamente qualificados mediante recompensa, meio cruel e a emboscada. Um dos investigados também responde por estupro de uma quinta vítima, que escapou da morte por estar grávida.
Entre as vítimas estão três pessoas da mesma família, Leoncio José Gomes, sua esposa, Elziene Tavares Viana, e o filho do casal, Luiz Felipe Viana Antônio da Silva, além de um amigo do casal, Jonas dos Santos, que estava junto a sua esposa, que mesmo sendo liberada da morte, foi vítima de sequestro e estupro, informou a Polícia Civil.
Segundo as investigações, o crime foi motivado pela disputa de espaço dentro do garimpo. Quatro pessoas tiveram a participação identificada no crime, sendo os dois líderes da ação criminosa, assassinados durante as investigações. Além da prisão dos investigados, a ação resultou na apreensão de armas e munições que estavam em posse do alvo de Goiás.
Os mandados foram cumpridos por policiais da Regional de Juína e de Cuiabá, junto a equipe da Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol) e coordenação do delegado Eric Márcio Fantin.