A Polícia Civil com apoio dos Bombeiros, Vigilância Sanitária e Núcleo de Fiscalizações Integradas (NIF) prendeu dois homens, que são proprietários de ferros velhos em uma ação para combater o furto de fios de cobre em construções, empresa e obras. O delegado André Ribeiro explicou, em entrevista coletiva, que foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão.
“Já havíamos recebido diversas denúncias de furtos e receptação principalmente de fios de cobre, em construções, obras e residências. As quatro reciclagens não tinham autorização para funcionar, alvará sanitário, ambiental. Elas foram lacradas e fechadas. Em dois pontos, encontramos matérias receptados de furto. O dono foi preso. Na outra, também encontramos mais fios de cobre e o proprietário foi preso”, disse Ribeiro
Ele afirmou ainda que os dois presos também foram autuados e terão até 15 dias para regularizar a situação de funcionamento dos ferros velhos. “Sempre que tem furto é porque existe alguém comprando esse material. Quando não tiver mais comprando esse tipo de crime não vai acontecer. Tivemos muitos boletins com denúncias de furto de fios. Apuramos que essas empresas estavam receptando. É um valor alto. Essas pessoas furtam e eles compram pelo quilo. Em um desses locais, encontramos os funcionários ‘descascando’ os fios para fazer a venda.
O delegado explicou que em uma das empresas foi encontrado fios novos. “Alguns estavam nas sacolas embalados com a logomarca da empresa de matérias para construção onde foram comprados. O proprietário havia acabado de comprar. São coisas que evidenciam o crime de furto. É um material que conseguem se desfazer muito rápido”.
Os dois foram levados à delegacia para as providências cabíveis.