Uma idosa e outras quatro pessoas foram presas em flagrantes com 47 quilos de pasta base e cerca de 200 mil, entre moeda brasileira e estrangeira, durante operação realizada pela Polícia Judiciária Civil, no município de Porto Esperidião (região Oeste). A ação teve é da delegacia de São José dos Quatro Marcos com apoio da Polícia Federal e Grupo Especial de Fronteira (Gefron). O trabalho resultou na apreensão também de um VW Fusca, duas motocicletas e uma pistola calibre 9mm e munições 9mm e 28.
De acordo com a assessoria, a operação, que começou ontem à tarde e finalizou esta madrugada, levou para a prisão T.G.C., 72 anos; A.S.F., 53 anos; F.S., 34 anos; V.S., 47 anos, e sua esposa L.R., 47 anos. Todos foram autuados por tráfico e associação para tráfico de drogas. V.S. responderá ainda por posse ilegal de arma de fogo.
As investigações iniciaram no segundo semestre do ano passado, pela Delegacia de São José dos Quatro Marcos, após informações de que um casal, a idosa e A.S.F., estaria trabalhando como “mulas”, transportando entorpecentes da região de fronteira para cidades do interior de Minas Gerais, sempre utilizando veículos diferentes para esconder e transportar o entorpecente, a maioria caminhonetes.
A delegada Anamaria Machado Costa informou que durante todo período de investigações foram realizadas diversas campanas, monitoramentos e coletas de informações pela Polícia Civil junto à Polícia Federal e o Núcleo de Inteligência do Gefron. “Havia informações de o casal de idoso faria o transporte do entorpecente durante a noite de terça-feira, e uma campana montada na região do Pedro Neca, zona rural de Porto Esperidião”, disse a delegada.
Na localidade, um fusca conduzido pelo casal foi bordado durante a madrugada e, depois de minuciosa busca no veículo, a equipe localizou 27 quilos de pasta base escondidos na lataria. Diante do flagrante o casal recebeu voz de prisão. Em seguida, os policiais prenderam F.S., que desempenhava o papel de “batedor”. Ele seguia na frente fazendo a escolta do casal do Fusca.
Em buscas no sítio pertencente a F.S., os policiais apreenderam 20 quilos do mesmo entorpecente, enterrados em um tambor plástico. Em continuidade aos trabalhos, os policiais realizaram buscas no sítio de V.S, irmão de F.S., e no local encontraram também dentro de um tambor de plástico enterrado no quintal, R$ 50.400,00 e US$ 54.000,00, além de um pistola calibre 9mm, com várias munições de mesmo calibre, munições calibre 28 e vários insumos para fabricação de munições.