Quarenta pessoas foram presas, ontem, no primeiro dia da operação “Quentão”, realizada pela Polícia Civil, visando reduzir índices de criminalidade e violência nas cidades mato-grossense. A expectativa é cumprir 155 mandados de prisão e busca e apreensão até o final da semana.
Policiais da Regional de Rondonópolis cumprem, hoje, 20 mandados de busca e apreensão em diversos pontos da cidade. Na segunda-feira, dez pessoas foram presas em flagrantes na região, por crimes de adulteração de sinal identificador de veículo, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e homicídio.
Uma das prisões foi de Diogo Marques Mota, que teve mandado de prisão temporária cumprido por crime de homicídio qualificado. A ordem foi decretada Segunda Vara da Criminal Comarca, e cumprida por policiais do Centro Integrado de Segurança e Cidadania. Conforme o delegado, Antonio Carlos de Araújo, o crime aconteceu no dia 17 de dezembro de 2009, na Rua Antonio Finazzi, do bairro Jardim Paulista, onde o jovem Johnny Pereira de Souza, 22 anos, foi morto por disparos de pistola 380. A vítima foi surpreendida quando saía de sua residência. No Cisc, Diogo confessou a autoria do homicídio, alegando era jurado de morte pela vítima. Ele negou que a motivação seria disputa por pontos do tráfico na região.
Em Canarana (823 km a Leste da capital), que pertence a Regional de Água Boa, policiais interceptaram a chegada cerca de 1 quilo e 600 gramas de pasta-base, já na forma de crack. Parte da droga foi apreendida quando chegava em dois ônibus vindos dos municípios de Barra do Garças e Pontes e Lacerda. Escondido num compartimento de um veículo Fiat Strada, a polícia encontrou 908 gramas da droga. Duas mulheres e um homem foram autuados em flagrante.
Uma das presas tem 27 anos e embarcou em um ônibus em Barra do Garças com 166 gramas do entorpecente, acondicionado em camisinhas no órgão genital. Foi presa ao desembarcar em Canarana. Um policial monitorava a suspeita dentro do ônibus.
A segunda mulher pegou 504 gramas da droga em Pontes e Lacerda. Ao chegar ao terminal rodoviário de Canarana, um homem a aguardava. Conforme o delegado Marcelo Fernandes a Polícia Civil mudou o foco das investigações para apreender a drogas antes de entrar na cidade. “Depois que ela está na boca-de-fumo fica mais difícil”, complementa.
Na Regional de Cáceres 14 pessoas foram autuadas em flagrantes, sendo dez por crimes de roubo.
Na regional de SInop, sete pessoas foram presas por tráfico de drogas, violência doméstica. Uma motocicleta furtada foi recuperada em Guarantã do Norte.
Em Diamantino, foram 21 presos e três mandados de prisão cumpridos. Os acusados respondem por crimes de roubo, receptação, tráfico de drogas, embriaguez no volante, entre outros delitos.