Três quadrilhas que atuavam fortemente em roubos a empresas, residências e propriedades rurais foram desarticuladas na operação “Rota 38”, da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf). A operação foi deflagrada, ontem, para a prisão de 17 assaltantes e 20 ordens de buscas e apreensão. O cumprimento dos mandados foi finalizado, esta manhã.
Os criminosos empregavam violência para roubar dinheiro, armas, celulares e joias de chácaras na região do Distrito de Nossa Senhora da Guia, residências e lojas em Cuiabá. Os crimes, em sua maioria, foram cometidos nos últimos dois meses. “Acreditamos que essas prisões irão refletir na redução dos índices de roubos na capital”, disse a delegada titular da Derf, Elaine Fernandes.
De acordo com a delegada, a maior parte das ordens de prisão foi cumprida, esta manhã, pelas equipes de policiais civis – delegados, investigadores e escrivães – da Derf.
Na operação foram presos 17 criminosos e apreendidas quatro armas de fogo, sendo duas carabinas de calibre 22; uma bereta 22, com quatro carregadores; uma espingarda calibre 12; mais de 100 munições dos calibres 38, 12 e 22, aparelhos de televisão, som, notebooks e outros objetos subtraídos em assaltos.
As armas, segundo a delegada Nubya Beatriz Gomes dos Reis, estavam em poder de uma das quadrilhas comandada por dois homens, ambos autuados em flagrante por posse irregular de arma e munições de uso permitido, e ainda comercialização ilegal de arma de fogo e munições, além de receptação. A dupla foi presa, hoje, no bairro Novo Terceiro.
Outros dois suspeitos, 18 e 19 anos, respondem por roubo qualificado praticado no dia 9 do mês passado, no Condomínio de Chácaras Vivenda Primavera, na estrada de Nossa Senhora da Guia, em Cuiabá. Segundo a Derf, um dos acusados é filho de uma ex-empregada da chácara e sabia o funcionamento da casa, onde estava guardado um revólver calibre 38 e dinheiro.
Conforme a delegada, durante o assalto os bandidos jogaram whisky no corpo do filho da vítima e ameaçaram colocar fogo. “Agiram com muita crueldade, para aterrorizar mesmo”.
Outro grupo preso irá responder por furto qualificado e associação criminosa. Os três são autores do furto ocorrido no dia 7 de março deste ano, na loja, localizada avenida Castelo Branco, no bairro Quilombo, em Cuiabá.
O roubo teve a participação de pelo menos sete bandidos, que invadiram o estabelecimento e durante quatro horas fizeram um verdadeiro “limpa” na loja de revenda de roupas de grifes famosas, deixando prejuízo de mais de R$ 40 mil. Os bandidos tiveram acesso à loja depois de arrombar a lateral de outra empresa. Eles arrebentaram uma parede de gesso e entraram no estabelecimento.
Na operação também foi preso um homem, 39 anos, por receptação de aparelhos de televisão, som, celulares, objetos de salão de beleza. O furto ocorreu uma galeria na rua 24 de Outubro, na região do Goiabeiras.
Outro suspeito, 22 anos, foi preso por roubo qualificado e corrupção de menores, por assalto cometido no dia 17 de novembro, em uma loja de confecções, no bairro Carumbé. “Ele levou dois menores, que entraram e algemaram a dona e os funcionários, depois pegaram o dinheiro do caixa, joias e fugiram em um carro”, disse o delegado Frederico Murta, que investiga o roubo.