Onze pessoas foram presas acusadas de crimes ambientais no Nortão. Nove delas foram pegas em flagrante, no município de União do Sul (130 km de Sinop) no momento em que se preparavam para atear fogo na mata. As outras 2 foram presas por desmatamento em terras da União em Cláudia (90 km de Sinop)
Conforme informações do Núcleo de Policiamento Especializado do 9º Batalhão da Polícia Militar, os funcionários da fazenda Josmane em União do Sul, foram flagrados em 4 tratores e com um saco de raspas de borracha, usado para atear fogo na mata. Osni Paulino, 40, Paulo Rodrigues dos Santos, 44, Eliezer da Silva e Silva, 30, Antônio Carlos Moraes Correa, 35, Valdimar Feliz da Silva, 47, Raimundo dos Santos Vieira, 27, Aldo Nazareno Santos Vieira, 25, Luiz Baumgratz, 30, teriam vindo do Maranhão para trabalhar na fazenda. O outro preso é o gerente Natalício Jejur, 40.
Em Cláudia, Marcos Dalmaso Favero, 38, e Irenir Valendorf, 37, foram presos na área rural, após o corte de várias árvores das espécies Angelim, Cambara, Canela e Cedrinho, somando 43 metros cúbicos de madeira. As toras, duas motosserras e um trator foram apreendidos e levados para a delegacia. Os madeireiros foram multados em mais de R$ 13 mil. A operação foi finalizada no final de semana.
(Atualizada às 08:58h)