Nove suspeitos, entre 17 e 65 anos, foram presos, ontem, pela Polícia Militar na reserva da estação ecológica do Ronuro, com caminhões prontos para serem carregados com madeiras furtadas e consequentemente extraída ilegalmente do local. Também foi apreendia uma Mitsubishi L200, com placas de Sinop.
Os policiais relataram no boletim de ocorrência que “no trajeto deparamos com os suspeitos que estavam conduzindo quatro veículos adaptados para carregar toras, sendo que os suspeitos indicaram uma pessoa que os teria contratado para levar as cargas de madeira até Vera (90 km de Sinop) e entregar em uma madeireira”.
Na reserva os militares encontraram uma clareira e várias toras prontas para serem transportadas. Algumas pessoas fugiram pela mata. Durante a perseguição conseguiram pegar um suspeito.
Ele relatou “que havia sido contratado para fazer um frete de madeira que estavam sendo extraídas de um ‘grilo’ ali próximo”, se referindo a reserva do Ronuro. Os caminhões utilizados pelos suspeitos, foram deixados no local. Por volta das 21h, após deixar os suspeitos em Nova Ubiratã, os militares retornaram com fiscais da secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e constaram que “o restante da quadrilha havia levado sete caminhões para local incerto”.
Os policiais retornaram e encontraram a estrada bloqueada por algumas árvores, cortadas por outros supostos integrantes do grupo com o objetivo de impedir o acesso até ao local onde as toras estão armazenadas e prontas para o transporte.