Policiais militares da Patrulha Rural, prenderam, ontem no âmbito da operação Mata Virgem, três homens por crimes ambientais e porte ilegal de arma de fogo, em uma zona rural do município de Paranaíta (362 quilômetros de Sinop). Os militares apreenderam um trator, um veículo e uma arma de fogo calibre 22, além de munições.
Conforme o boletim de ocorrência, o denunciante relatou que adquiriu a área há algumas semanas, mas, quando foi visitar a propriedade, identificou um grupo de homens e máquinas realizando a extração irregular de minério e madeiras na região. A vítima não informou de quem teria adquirido o imóvel.
Após a denúncia e a partir do sistema de georreferenciamento, os policiais identificaram uma área de garimpo não legalizado em atividade de operação, extração e lavração de recursos naturais sem autorização, concessão ou licença de órgãos competentes.
Ao se deslocarem para propriedade, as equipes encontraram diversas barracas utilizadas pelos suspeitos, ferramentas para extração de minério e maquinário. Ainda no local, as equipes apreenderam uma arma de fogo e munições.
Os suspeitos confessaram que não teriam nenhum tipo de documentação para extração de minério ou madeira. O trio e todo material apreendido foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência.