PUBLICIDADE

Polícia leva 78 pessoas à prisão por crimes ambientais em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Vinte e três operações de repressão a crimes ambientais foram realizadas pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) no primeiro semestre deste ano, nos três biomas de Mato Grosso – Amazônia, Cerrado e Pantanal – resultando na detenção de 78 pessoas e abordagem de 154. Também foram instaurados 320 inquéritos e termos circunstanciados de ocorrência para crimes contra o meio ambiente.

As operações de fiscalização ao transporte irregular de madeira, pesca ilegal, desmatamento e poluição ambiental culminaram na apreensão de 1.150, 807 metros cúbicos de madeira, oriundos do desmatamento ou do transporte ilegal, 63 caminhões; 17 carros; 1 retroescavadeira; e 6 motocicletas, todos utilizados na prática de crimes ambientais. 

Os crimes contra a flora é área de atuação do delegado Gianmarco Paccola Capoani, que destacou a operação "Madeira Legal", com uma das principais ações voltadas à fiscalização do transporte de cargas de madeiras, realizada na BR 364 e Rodovia dos Imigrantes, que resultou na abordagem de 19 carretas e prisão de 8 motoristas com apreensão das cargas irregulares.

Em outra operação, desencadeada para fechar um garimpo ilegal em área de preservação ambiental, no município de Santo Antônio do Leverger, o dono de uma retroescavadeira que trabalhava na área foi preso e pagou fiança de R$ 39,4 mil, além de perde todo o equipamento. 

Na operação denominada "Cidade Limpa", deflagrada em conjunto com a Prefeitura de Cuiabá, no mês de maio deste ano, para reprimir o descarte ilegal de lixo, gerou centenas de denúncias da população, no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) e na própria Delegacia, que diante das informações flagrou 22 pessoas jogando lixo e entulhos em áreas de preservação ambiental. Todas foram autuadas dentro de 14 termos circunstanciados de ocorrências e apreendidos 38 veículos na ação.    

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE