A Polícia Civil, em uma ação conjunta das Delegacias de Confresa, São Félix do Araguaia e Alto Boa Vista, desmantelou um esquema de extração ilegal de madeira e possível situação de trabalho análogo à escravidão em uma madeireira clandestina, localizada na zona rural de São Félix do Araguaia (1.062 quilômetros de Cuiabá).
As diligências iniciaram na quarta-feira, após a prisão em flagrante de um homem de 64 anos que estava transportando uma carga de 15 metros cúbicos de madeira ilegal. Após a prisão do suspeito, os policiais iniciaram uma investigação minuciosa para identificar a origem da carga.
Durante as operações, os investigadores descobriram que a extração ilegal era realizada na zona rural do município por meio de uma madeireira que operava de maneira clandestina. As equipes foram até local, onde foi contatada não apenas a situação de crimes ambientais, como também de possível ocorrência de trabalho análogo à escravidão. No entanto, no momento da operação, nenhum suspeito foi encontrado no local, uma vez que ao perceberem a chegada dos policiais acabaram empreendendo fuga pela região de mata.
Segundo o delegado de Confresa, Victor Donizete de Oliveira Pereira, as investigações prosseguem com o objetivo de identificar todos os envolvidos no esquema criminoso. “Finalizadas as investigações, o procedimento será devidamente apresentado à justiça, assegurando que todos os responsáveis pelos crimes sejam responsabilizados conforme a legislação vigente”, disse o delegado.
Os trabalhos contaram com apoio das equipes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.