O delegado de Polícia Civil, André Ribeiro, apontou que está intensificando investigações para combater a compra de votos e fake news (notícias falsas) nessa retal final de eleições, em Sorriso. “Estamos intensificando ações contra crimes de compra de votos. Isso não vamos admitir, a Polícia Civil está de olho nisso. A compra de voto, a velha mania de trocar por um combustível, uma cesta básica ou até coisas maiores. O cidadão de bem não deve vender seu foto, não deve admitir este tipo de coisa. O segundo ponto são as fake news em rede social. Estamos em parceria com um grupo de alta tecnologia da polícia em Cuiabá. Hoje, é possível saber quem replica fake news. Esses dois pontos é o que estamos de olho nessa semana”, disse o delegado.
“Estamos na reta final, última semana de eleições municipais. Essa semana as forças de segurança intensificarão seus trabalhos e a Polícia Civil da mesma forma. Estamos com efetivo completo na cidade. As eleições de modo geral pode se dizer que estão tranquilas. Temos nove procedimentos na delegacia, quatro já foram concluídos e encaminhados a juíza eleitoral, os outros estão em fase de conclusão. São acusações de calúnias e difamações”, concluiu.
A secretaria estadual de Segurança Pública também vai empregar 4.523 profissionais nos 141 municípios no dia de votação para prefeito e a suplementar a senador. No Estado ao todo, 1347 viaturas, três helicópteros e três aviões darão suporte às ações de prevenção e repressão aos crimes eleitorais. Mais de 2,3 milhões de eleitores devem comparecer nos 1.478 postos de votação e 57 zonas eleitorais.