Equipes do Batalhão de Proteção Ambiental da Polícia Militar identificaram exploração ilegal de mineiro e desmatamento em uma área na zona rural de Alta Floresta (314 quilômetros de Sinop). Ontem, os policiais seguiam as coordenadas de alertas de desmatamento, emitidos pela Plataforma Planet SCCON e, no local, um homem atendeu a equipe e assumiu ser o responsável pelo garimpo.
Os policiais confirmaram que além do desmatamento, havia sido instalado e, em pleno funcionamento, uma estrutura de extração de minério com trator escavador, três motores de extração/dragagem, duas plantas bases para separação de substâncias minerais e um reservatório de combustível de mil litros.
Ainda no local, foi montado um acampamento com materiais para manutenção das máquinas. Os militares confirmaram grande retirada de ouro. Devido à impossibilidade de remoção e transporte dos materiais, ficaram sob depósito no nome do proprietário com termo de apreensão e notificação para retirada. Posteriormente serão lavrados os autos administrativos pertinentes as infrações junto com o boletim de ocorrência.
Antes de chegar à área, os policiais realizaram a abordagem de um senhor, de 61 anos, que dirigia uma Toyota Hilux branca. Foi encontrado no veículo um revólver calibre 38 e ele também conduzido à delegacia da cidade.