A Polícia Federal prendeu, hoje, um homem transportando irregularmente quatro quilos de ouro divididos em folhas, barras e em pó. Ainda foram apreendidas 834,8 gramas de material semelhante a prata. A prisão ocorreu no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, ao tentar passar pelo aparelho de raio-x do local.
De acordo com a assessoria da PF, o homem não possuía nota fiscal e comprovação de origem dos minerais. No entanto, afirmou que possuía os documentos necessários. Segundo ele, o material teria sido retirado em um garimpo na região de Poconé, mas não disse exatamente onde. Ele tentava embarcar para São Paulo, onde o ouro seria refinado.
A perícia preliminar apontou que os materiais são semelhantes à ouro e prata, mas apenas a perícia definitiva vai apontar o tipo, pureza e valor de mercado dos minerais. O homem será indiciado pelos crimes de “usurpação, produzir bens ou explorar matéria-prima pertencentes à União”. Não é descartada a possibilidade de indiciamento por outros crimes decorrentes da legislação específica do Departamento Nacional de Produção Mineral.
Conforme Só Notícias já informou, no final de janeiro, a PF também prendeu um homem, que saiu de Sinop, e apreendeu 18,9 quilos de ouro, divididas em 43 barras no aeroporto Marechal Rondon.