PUBLICIDADE

Polícia Federal prende de novo Eder Moraes na Operação Ararath; veja vídeo

PUBLICIDADE

A Polícia Federal prendeu, esta manhã, na capital, o ex-secretário de Fazenda do Estado, Eder Moraes, na sétima fase da Operação Ararath. "Foi descoberto que investigados faziam operações imobiliárias fraudulentas, com valores inferiores aos praticados no mercado, e que foram adquiridos veículos de alto padrão, sempre em nome de terceiros (laranjas), com o notório intuito de ocultar a real propriedade e impedir o cumprimento de decisão judicial de sequestro/arresto de bens", informou, a PF, em nota.

É a segunda vez que Eder é preso. Ano passado, ele e o ex-presidente da Assembleia, José Riva, foram presos e transferidos para Brasília. Eder ficou cerca de 2 meses atrás das grades. Riva ficou 4 dias e foi solto (atualmente está preso em Cuiabá por decisão da justiça estadual em caso de desvio de recursos da Assembleia.

O advogado Ronan Oliveira disse, na sede da PF, que vai protocolar ainda hoje pelo habeas corpus para que Eder seja solto.

As medidas foram determinadas pelo Juízo da 5ª Vara Federal de Mato Grosso a partir de requerimento do Ministério Público Federal no curso da ação penal, sendo que a Polícia Federal instaurou inquérito policial para apurar a ocultação e a lavagem de dinheiro. Além de constituírem crimes próprios, tais condutas também violam decisão judicial que concedeu liberdade provisória a um dos investigados, informa a assessoria da Polícia Federal.

A Operação Ararath investiga também empréstimos fraudulentos feitos pelo empresário Junior Mendonça, dono de uma factoring, e que seriam pagos com recursos do governo estaduaul, na gestão anterior. Junior fez delações premiadas citando vários políticos (com e sem mandato), empreiteiras e empresas de envolvimento no esquema, obtendo empréstimos e o governo estadual fazia pagamentos

Ano passado, Eder Moraes prestou depoimentos para promotores estaduais e detalhou como ele e Junior operavam os empréstimos. Posteriormente, Eder alegou que 'mentiu' ao depor, mas o MP não teria aceito a versão que ele faltou com a verdade e suas declarações continuam sendo apuradas. Alguns trechos das revelações de Eder vazaram e foram publicados na imprensa

Em instantes, mais detalhes

(Atualizada às 09:50hs)

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE