Agentes da Polícia Federal estão, desde a semana passada, inspecionando a segurança das agências bancárias na região Norte. Eles estiveram em Sorriso e, hoje, prosseguem com a inspeção nas agências em Sinop. A PF também está fiscalizando as empresas de segurança privada que prestam serviços para os bancos.
Uma fonte de Só Notícias informou que o aumento em assaltos a bancos na região acabou originando esta inspeção e será feito um relatório, para a superintendência regional, com um raio-x das condições de segurança de cada agência. A Polícia Federal apura o número de vigilantes trabalhando em cada banco, se têm coletes à prova de balas, registro das armas na PF, funcionamento das portas giratórias, detectores de metais e outras questões.
As empresas que não estão atendendo as exigências previstas em lei podem ser multadas.
Este ano, houve assaltos a bancos nas regiões Norte e Médio-Norte. O mais recente, foi em outubro, a uma agência de uma cooperatiuva de crédito (que presta serviços bancários) em Vera (80 km de Sinop). 6 assaltantes foram presos, um morreu em troca de tiros, 3 policiais e 2 reféns foram baleados.