PUBLICIDADE

Polícia Federal faz também em Sinop operação Floresta de Papel

PUBLICIDADE
Só Notícias

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão, além de prisões preventivas em Mato Grosso e mais 4 Estados na Operação Florestas de Papel que investiga um esquema de exploração ilegal de madeira em 5 Estados, entre 2014 e 2017, que envolve mais de 20 madeireiras e movimentou cerca de R$ 80 milhões. Os mandados e outras medidas judiciais foram expedidos pela 4ª Vara da Seção Judiciária de Roraima. Além de Mato Grosso, os mandados são cumpridos em Roraima, no Amazonas, Maranhão e Pará. Um mandado de busca e apreensão foi expedido para ser cumprido em Sinop. A PF ainda não informou se foram apreendidos documentos ou bens.

A PF aponta que  6 inquéritos policiais, os empresários cometiam fraudes para legalizar o comércio e a movimentação de madeiras extraídas de forma ilegal. As fraudes eram realizadas no sistema do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para a expedição dos documentos de origem florestal (DOF).

Esse documento é obrigatório para o transporte e armazenamento de produtos e subprodutos de origem nativa, como toras de madeira e madeira serrada. A Polícia Federal identificou mais de 91 mil metros cúbicos de madeira serrada regularizados através de fraude.

Já em toras de madeiras foram 260 mil metros cúbicos, o que equivale a 120 mil toras de madeira, de espécies como Ipês, Cedros, Maçarandubas, Aroeiras e Jacarandás. Eram utilizadas empresas de fachada para a emissão do DOF, para que as madeireiras pudessem vender o material extraído ilegalmente. A maior parte das madeireiras investigadas atua no Sul de Roraima, informa a assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Cadeia de Lucas do Rio Verde tem princípio de motim e dois detentos ficam feridos

A secretaria estadual de Segurança Pública confirmou ao Só...

Suspeito morre em confronto com a PM em Mato Grosso

Um jovem de 22 anos morreu em um confronto...
PUBLICIDADE