A Polícia Federal, com o apoio do IBAMA, FUNAI, Força Nacional, e Polícia Rodoviária Federal, está realizando a operação Alfeu IV, com objetivo de combater a extração ilegal de minérios, na Terra Indígena Sararé, região de Pontes e Lacerda (443 quilômetros de Cuiabá). A operação continua nos próximos dias.
Na ação de encerramento da atividade garimpeira estão sendo localizadas e inutilizadas escavadeiras hidráulicas, motores estacionários e toda estrutura utilizada na atividade ilegal.
Durante as investigações, a Polícia Federal utilizou imagens de satélites do Programa Brasil M.A.I.S, tecnologia que conta com a constelação de satélites PLANET, que captura imagens diariamente e, por meio de um algoritmo automatizado, detecta a ocorrência de desmatamentos e outras alterações.
Na região de Paranaíta (365 quilômetros de Sinop), conforme Só Notícias já informou, com exclusividade, os agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis também fizeram ações são para combater garimpos ilegais.