A Polícia Federal finalizou hoje, a Operação Passe Livre, em que realizou três dias de ações na Terra Indígena Sararé, para combater a extração ilegal de ouro e a desocupação da área atingida por garimpeiros, além de apreender e destruir maquinários e utensílios que são utilizados na garimpagem ilegal. Durante as diligências, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no interior de propriedades rurais ocupadas parcialmente por garimpeiros ilegais.
No decorrer da operação, os policiais apreenderam uma pá carregadeira em boas condições de uso. O maquinário foi retirado do meio da mata, sendo destinado a prefeituras de municípios vizinhos à área degradada. Além disso, foram destruídos 12 pás carregadeiras, 8 motores de dragagem, 2 geradores, os quais, segundo a Polícia Federal são de difícil/impossível remoção.
Após o encerramento das atividades em campo, as investigações prosseguirão, a fim de identificar os financiadores da atividade ilegal e aprofundar a descapitalização da organização criminosa. Segundo a PF, a usurpação do ouro financia diretamente a degradação do meio ambiente, dizimando a população indígena na região, poluindo os rios que abastecem os municípios, gerando, consequentemente, um enorme dano social e desequilíbrio no mercado financeiro.
Os investigados podem responder por usurpação de bem da União e crime ambiental por extrair recursos minerais sem autorização dos órgãos competentes, cujas penas máximas somadas podem chegar a 06 anos de detenção.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.