PUBLICIDADE

PF faz operação contra desmatamento em Mato Grosso e sequestra R$ 1,2 milhão

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação ANKARA, para cumprimento de oito mandados de busca e apreensão, nas cidades de Aripuanã (960 quilômetros de Cuiabá), Espigão D’Oeste (RO) e Tocantins (MG), com o objetivo de combater a prática de extração clandestina de madeira da Terra Indígena Aripuanã. Está sendo cumprido também o sequestro judicial de bens dos envolvidos, até o valor de R$ 1,2 milhões, que engloba valores estimados até o momento pelas investigações para a recuperação de áreas degradadas, rendimentos ilícitos auferidos pelo grupo e movimentações financeiras suspeitas de lavagem de capitais, detalhou a PF.

As investigações se iniciaram após a realização de fiscalização conjunta da Polícia Federal e do IBAMA, em julho de 2022, próximo à Aldeia Paralelo 10, em um ramal que dá acesso à Terra Indígena Aripuanã. Na oportunidade, foi realizada a abordagem da pessoa que se autointitula “Turco”, que conduzia uma caminhonete bandeirante branca, vindo da saída da Terra Indígena. Com ele foram encontradas ferramentas destinadas à manutenção de maquinário pesado, assim como folhas e documentos de registros contábeis e de logísticas destinados à conferência de metragem e valores de espécies de madeira (romaneio de toras).

Consta, ainda, que foi destacada equipe policial para o interior das áreas de exploração, onde localizaram várias toras de madeira aguardando serem retiradas, assim como máquina trator esteira dirigida à extração/corte de madeiras. Segundo a Polícia Federal, com o aprofundamento da investigação foi identificada a existência de uma organização criminosa voltada a prática de desmatamento ilegal, extração e comercialização ilegal de madeira em Terra Indígena (com o apoio de indígenas para essa finalidade), visando, ainda, à inserção de dados falsos no sistema SISFLORA, conferindo-se ares de legalidade à transação e transporte da madeira, com a sua respectiva comercialização no mercado interno.

A operação ANKARA faz alusão à capital da Turquia (Ancara), considerando que o principal alvo se autodenomina “Turco”.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dois são detidos por tráfico de drogas em Mato Grosso

A Delegacia de Vila Rica (1.125 km de Cuiabá),...

Denunciado por tentativa de feminicídio é preso em Nova Mutum

Policiais militares da Cavalaria prenderam um homem, de 49...

Preso suspeito de agredir ex-companheira no Nortão

A Polícia Militar prendeu, esta madrugada, o homem, de...

Sinop: blitz da lei seca tem 59 veículos apreendidos e 10 presos

A 16ª edição da operação Lei Seca iniciou, durante...
PUBLICIDADE