A Polícia Federal deflagrou, hoje, a operação “Guardiões da Infância”, com o objetivo de cumprir mandados de prisão por crimes relacionados ao abuso sexual infantil em todo o país. Em Mato Grosso, foram quatro pessoas presas, sendo um aposentado de 81 anos em Campo Verde (610 quilômetros de Sinop) no último dia 10, outro aposentado de 70 anos em Itanhangá (207 quilômetros de Sinop) e mais um aposentado de 75 anos, em Santa Carmem (39 quilômetros de Sinop) no dia 11. Ainda não foi divulgado o município do quarto suspeito.
As ações da Operação tiveram início em agosto e desde então 100 criminosos foram detidos nos 26 estados e no Distrito Federal. As prisões seguem em andamento e hoje, 14 mandados de prisão foram cumpridos.
As prisões foram iniciadas com cumprimento de mandados contra criminosos que já constavam do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), mas ainda estavam em liberdade.
O objetivo da Operação Guardiões da Infância é retirar do convívio social indivíduos que já haviam sido investigados, processados criminalmente e condenados, dando efetividade ao sistema de justiça criminal e impedindo que novos crimes contra crianças e adolescentes sejam cometidos.