A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, a Operação Copa. Com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em roubo de cargas e caminhões, a operação acontece em quatro Estados.A operação visa reprimir o roubo e a receptação de cargas e caminhões no Triângulo Mineiro e na região de Campinas, interior de São Paulo.
Ao todo, 25 mandados de busca e 16 mandados de Prisão foram expedidos pela 1ª Vara Criminal Estadual de Uberlândia, Minas Gerais. Os mandados devem ser cumpridos nas cidades de Jataí/GO, Alto Araguaia/MT, Uberlândia/MG, Sumaré/SP, Porto Ferreira/SP, Paulínia/SP, Vinhedo/SP e Americana/SP.
As investigações tiveram início em julho de 2006, como desdobramento de outra operação – Operação Rei da Sucata, deflagrada no início deste ano – e foi levada a cabo a partir de investigações sobre uma quadrilha que desmanchava caminhões para venda de peças.
A operação conta com a participação de 150 Policiais Federais de várias unidades da federação.
Os presos responderão pelos crimes de roubo, receptação de carga roubada, formação de quadrilha e falsificação de documentos, podendo a pena acumulada chegar a mais de vinte anos de reclusão.