A Polícia Federal deflagrou, hoje, a Operação Tamareira. Os federais estão cumprindo 20 mandados de busca e apreensão, dos quais 6 são em Primavera do Leste e Paranatinga (231 e 373 km de Cuiabá respectivamente). Os demais estão sendo cumpridos em Foz do Iguaçu e Cascavel (PR).
A operação é contra empresários da região da tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina) que são investigados pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. O crime consistia na compra de fazendas em Mato Grosso com dinheiro de crimes.
De acordo com a assessoria da PF, ao todo foram adquiridos mais de 12 imóveis rurais por meio de um grupo informal para investimentos, com pagamentos em dinheiro e sem origem declarada. Durante o cumprimento dos mandados foram encontrados agrotóxicos, possivelmente contrabandeados, em uma fazenda em Primavera do Leste. Porém, o dono não foi localizado. Houve autuação pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e apreensão pela Polícia Federal. Também foram apreendidos maços com notas de dólares com um dos investigados em Fós do Iguaçu (PR). O valor apreendido não foi informado.
A investigação que começou em meados de 2015, sendo conduzida pela superintendência da Polícia Federal em Mato Grosso.
Em instantes, mais detalhes
(Atualizada às 9h42)