Nove pontos de extração ilegal de ouro foram fechados pela Polícia Civil, esta manhã, na cidade de Paranaíta (373 quilômetros de Sinop), durante a operação Brasil Central Seguro, deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). As ações resultaram na apreensão de armas, munições, maquinários, material de garimpo. Treze pessoas foram conduzidas à delegacia.
A operação deu cumprimento a 14 mandados de busca em apreensão, sendo nove deles em regiões de garimpo e outros cinco em fazendas e propriedades rurais, alvos de investigação de esbulho possessório e posse irregular de arma de fogo.
Nas buscas, foram apreendidas sete espingardas, calibres, 28, 32 e 36, 28 munições, sete motosserras, dois maquinários, além de materiais utilizados na extração de minérios. Cinco pessoas foram presas em flagrante por posse ilegal de arma e munições e outras oito responderão a Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental.
A operação contou com efetivo de 28 investigadores e cinco escrivães das delegacias Regional de Municipal de Alta Floresta, Nova Bandeirantes, Apiacás, Nova Monte Verde, Paranaíta, Carlinda e Nova Canaã do Norte, sob a coordenação do delegado Marcos Cezar Faria Lyra e do delegado regional, Rodrigo Basto da Silva.