A Polícia Civil confirmou, há pouco, ao Só Notícias, que deflagrou a operação “Aurum” para fiscalização em um garimpo em funcionamento e com indícios de irregularidades em uma fazenda, localizada a cerca de 16 quilômetros do centro de Colíder (157 quilômetros de Sinop), esta manhã. Três pessoas foram presas e uma escavadeira foi apreendida. Os agentes da secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) deram apoio na ação.
De acordo com o delegado de Colíder, Ruy Guilherme Peral da Silva, que também acompanhou a ação de fiscalização foi constatado o crime ambiental. “Uma pessoa estava operando a máquina, abrindo um buraco para extração de minério. Um dos presos é advogado, estava no local e se apresentou como responsável pelo garimpo”.
Ainda de acordo com o delegado, os três devem responder por crime ambiental e usurpação de patrimônio público. “Os crimes ultrapassam mais de cinco anos de prisão. Por isso, não será arbitrada fiança. Já as máquinas devem ser cedidas à prefeitura através de um termo para utilização em obras”.