PUBLICIDADE

Polícia desarticula quadrilha que agia no desvio de cargas de cimento em MT

PUBLICIDADE

Seis pessoas acusadas de desvio de cargas de cimento foram presas em Barra do Garças (520 quilômetros de Cuiabá) pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) e a delegacia de Araguaiana. O grupo era monitorado pelas duas unidades por agir no desvio de cimentos de uma empresa fabricante, em Brasília, no Distrito Federal.

Na operação, a Polícia Civil recuperou dois bitrens, uma motocicleta e dois veículos. Em toda a ação foram recuperados 2.160 sacos de cimento, estimados em R$ 50 mil. Em peso a carga está calculada em 108 toneladas.

O delegado Willyney Santana Borges explicou que o cimento é fabricado e vendido pela empresa Ciplan, que recebe encomendas de todo o país, mas o comprador precisa contratar uma empresa de agenciamento de transporte para o frete da carga até o destino. "A quadrilha age nesse estelionato. No trajeto liga para o motorista e se identifica como da empresa agenciadora de carga e diz que é para levar para outro lugar. O caminhoneiro acaba acreditando que realmente aquela pessoa é da empresa ou do agenciamento e termina mudando rota".

Desta forma, a quadrilha agiu no desvio de 640 saco de cimento, no dia 30 de setembro, quando um bitrem carregado seguia para a cidade de Chapadão do Sul (MS) e a carga foi desviada para cidade Araguaiana. O cimento foi entregue para um receptador dono de uma loja de material de construção, que foi preso em flagrante, dando início a operação.

Conforme o delegado, o motorista depois que deixou a carga em Araguaiana seguiu viagem. Quando chegava em Cuiabá recebeu ligação da empresa fabricante do cimento, perguntando onde estava a carga. O motorista, surpreso, informou que tinha deixado na loja em Araguaiana, quando descobriu que havia caído no golpe. Diante da situação, retornou e fez boletim de ocorrência em Primavera do Leste, que comunicou a Derf de Barra do Garças.

"Fomos ate a cidade de Araguaiana e recuperamos a carga. Quando estávamos lavrando o flagrante na delegacia de Araguaiana os estelionatários ligaram para o receptador oferecendo novas cargas e a partir daí passamos a monitorar esses dois veículos, que culminou na recuperação da carga".

Parte da carga era descarregada simultaneamente em um depósito na cidade de Araguaiana e outra em no assentamento Pequena Vanessa II, no município de Bom Jardim, em Goiás. "Fomos até o local e na chegada um dos suspeitos de receptar a carga empreendeu fuga em Fiat Strada, sendo perseguido pelos policiais e depois de  feito alguns disparos nos pneus abandonou o carro e entrou na mata. Mas já esta estamos com a identificação".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ex-policial militar foragido de operação contra o tráfico é preso em Mato Grosso

Ex-policial militar procurado pela Justiça desde a Operação Alta...

Forças de segurança encerram operação de resposta a ataque à base do Indea em MT; 8 presos

A secretaria estadual de Segurança Pública confirmou que forças...
PUBLICIDADE