A Polícia Civil de Sorriso deflagrou hoje a Operação Independência para cumprir mandados de prisão e de buscas contra criminosos que lideram o tráfico de entorpecentes no município de Ipiranga do Norte. Foram cumpridos sete buscas e duas prisões e outras nove pessoas foram detidas em flagrante por tráfico de drogas.
A investigação sobre a associação criminosa apontou que dois traficantes lideram a venda de entorpecentes no município. A Polícia Civil analisou dados extraídos de aparelhos celulares apreendidos na Operação Dissidentes, realizada no mês de agosto de 2022, no município de Sorriso. As ordens judiciais decretadas pela 1ª Vara Criminal de Sorriso foram cumpridas nas cidades de Ipiranga do Norte, Tabaporã e Campo Novo do Parecis e também no estado do Rio de Janeiro.
Os dois alvos dos mandados de prisão estão presos desde a realização de duas fases da Operação Recovery. Um deles, segundo a polícia, é líder de uma facção criminosa que ordenou assassinatos ocorridos nos últimos anos em Sorriso e Ipiranga do Norte.
Preso no Rio de Janeiro, um dos suspeitos responde a ações penais por tráfico de drogas, roubos, homicídios, organização criminosa e uso de documento falso, tendo seis condenações na Justiça fluminense, ações na Justiça de Mato Grosso e no Rio por homicídio, roubo majorado e tráfico.
Conforme a Polícia Civil, o criminoso é líder do grupo que cometeu diversos homicídios em Sorriso, Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã, em guerra entre facções, e teve um dos mandados de prisão cumprido na Operação Dissidência, em agosto do ano passado pela Força-Tarefa de Segurança Pública de Mato Grosso.
A informação é da assessoria da Polícia Civil.