A Polícia Federal cumpriu, hoje, um mandado de busca e apreensão decorrente da operação Pelos Ares, deflagrada em setembro de 2023 com o objetivo de combater o tráfico internacional de drogas no modal aéreo.
Durante a análise dos materiais apreendidos naquela ocasião, foi constatada a possibilidade de que, na propriedade de um dos alvos, houvesse diversas armas de fogo, entre elas, revólveres, rifles, espingardas e até uma metralhadora. Representou-se, assim, pela expedição de nova ordem judicial, o que foi deferido pela 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Mato Grosso.
As investigações tiveram início com a apreensão de 431 quilos de cocaína no município de Denise, além de uma aeronave, armas, munições, entre outros objetos. A partir dos levantamentos realizados pela Delegacia de Polícia Federal de Cáceres, ficou constatado que a aeronave apreendida foi adquirida por um grupo de traficantes para trazer o entorpecente ao território nacional (na fronteira Brasil/Bolívia pelo estado do Mato Grosso) e posteriormente enviar o material ilícito para a região litorânea do país e depois ao exterior.