PUBLICIDADE

Polícia cumpre 21 mandados a quadrilha suspeita de utilizar dados de chips das vítimas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, deflagrou hoje, a Operação Logout para cumprimento de 21 ordens judiciais de busca e apreensão domiciliar em investigação que apura crimes de associação criminosa, falsidade ideológica e lavagem de capitais. As ordens judiciais são cumpridas nas cidades de Mirassol D’Oeste, Arenápolis e Campo Grande (MS).

A investigação tem como alvo uma associação criminosa que utilizava indevidamente a credencial de acesso (logins) de funcionários de empresas terceirizadas para realizar a solicitação e troca de SIM Cards de linhas telefônicas de pessoas físicas e jurídicas.

Com a alteração do SIM Card, a linha passa a funcionar no novo chip, que pode ser vinculado a outro aparelho. Caso o usuário não tenha fatores de autenticação mais seguros, é possível que, além de dados, aplicações vinculadas a linha sejam acessadas.

Nas investigações, foi apurado que o grupo criminoso se utilizava de interpostas pessoas para – mediante cadastro biométrico – solicitar a mudança das linhas, o que viabilizou o acesso aos dados dos clientes.

Segundo o delegado responsável pelas investigações, Marcelo Menezes, as medidas cautelares buscam apurar a finalidade do grupo, bem como a vantagem patrimonial auferida com os crimes, tendo em vista indícios de que o acesso aos dados tinham como finalidade a prática de golpes de natureza patrimonial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE