A Polícia Civil do Alagoas conseguiu prender o último fugitivo da cadeia pública de Nova Mutum. Wemerson da Cruz Martins, o “Muçulmano”, havia escapado, junto com outros dez reeducandos, em janeiro deste ano. Ele foi localizado na BR-316, entre os municípios de Cacimbinhas e Dois Riachos, no sertão alagoano.
A Polícia Civil de Alagoas informou, por meio da assessoria, que, no momento da abordagem, o suspeito ainda tentou despistar os policiais, apresentando um documento falso. “Além do cumprimento do mandado de prisão estava com documento falso e vai ser também autuado por falsidade ideológica”, afirmou o delegado Gustavo Xavier.
A operação de recaptura foi conduzida por diversos órgãos de segurança de Alagoas. Participaram da operação o Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Delegacia Geral da Polícia Civil (NIDG), a Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC) , o Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (TIGRE) comandada pelos delegados Gustavo Henrique e Gustavo Xavier, e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
No início do mês, outros dois reeducandos haviam sido recapturados. Jonatas Almeida Gomes e Abraão Bento de Melo foram localizados em Alto Paraguai e Cuiabá, respectivamente. Jonatas foi encontrado em Alto Paraguai, após denúncia anônima. Ele estava em um bairro e a Polícia Militar conseguiu localizá-lo. Já Abraão estava em Cuiabá e foi pego em ação conjunta da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Mutum e policiais da divisão de captura da Polinter.
Os dez reeducandos fugiram da cadeia de Mutum por um túnel, cavado ao lado na mesma parede que dá acesso à cela, em 28 de janeiro. À época da fuga, os presos conseguiram cortar as barras de ferro e o piso reforçado de concreto.