A Polícia Civil deflagrou, há pouco, a operação Carga Branca e investigadores da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) cumprem 54 ordens judiciais, com alvo em uma “sofisticada rede de tráfico de drogas, especializada em utilizar veículos de transporte de cargas para distribuir grandes quantidades de entorpecentes para diversos Estados“. São 13 mandados de prisões preventivas, 13 de buscas e apreensões domiciliares, 14 bloqueios de contas bancárias e 14 sequestros de carretas, carros e motocicletas em Cuiabá, Várzea Grande, Nova Lacerda e Pedra Preta e Ponta Grossa (PR) e em Rondônia.
A polícia informa que a operação é o desfecho de investigações aprofundadas iniciadas com o inquérito policial instaurado em 2020, após a apreensão de 450 tabletes de cocaína em um caminhão, revelando um esquema complexo, que utilizava veículos de transporte para movimentar grandes quantidades de drogas. As investigações identificaram a constituição de empresa em Rondônia para lavagem de capitais, com movimentação de R$ 4,4 milhões durante o período de menos de um ano, sendo apurado que os investigados adquiriram carretas para transportar drogas. Após apreensão do caminhão, há 4 anos, que deu início às investigações, a polícia descobriu que “foi adquirido especificamente para transportar cocaína, e as transações financeiras relacionadas ao veículo levantaram suspeitas adicionais sobre a rede criminosa, com a identificação das lideranças”.
No período de investigação foram apreendidos três caminhões, com expressiva quantidade de drogas pelas forças de Segurança de Mato Grosso. O delegado responsável pelas investigações, André Rigonato, informou que, por meio das ordens judiciais, a operação busca desarticular a rede criminosa, desmantelar uma importante rota do tráfico de drogas e combater a utilização de veículos e transações comerciais como forma de ocultar as atividades ilícitas. “A DRE está comprometida em enfrentar o tráfico de drogas com todas as ferramentas disponíveis. A operação “Carga Branca” é um exemplo claro da dedicação da equipe em identificar e prender os envolvidos no crime. Continuaremos a trabalhar incansavelmente para garantir a segurança e a justiça para todos”, afirmou”, através da assessoria da Polícia Civil.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.