Cinco furtos de gado ocorridos em uma fazenda, em Santo Antônio do Leverger (34 quilômetros de Cuiabá), foram esclarecidos em investigações comandadas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá em conjunto com a delegacia daquele município.
Ontem, equipes policiais das unidades cumpriram dois mandados de busca e apreensão, em duas propriedades rurais de Santo Antônio de Leverger, culminado na prisão de um homem apontado como receptador dos animais e na identificação do autor dos furtos, que trata-se de um ex-funcionário da vítima.
Entre os meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado e janeiro e fevereiro deste ano, a propriedade foi alvo da ação de duas pessoas que furtaram em etapas o gado, supostamente para comércio em açougues. No período, foram subtraídos 320 animais, entre novilhas, vacas leiteiras e Nelore PO (puro de origem).
A Polícia Civil chegou à identificação do ex-gerente da fazenda como um dos autores do furto. Ele contava como apoio de um funcionário da propriedade vizinha. Ambos serão indiciados por furto.
As investigações apontaram que os animais foram retirados da propriedade, levados para uma fazenda vizinha e de lá transportados para outra propriedade na Serra de São Vicente, na BR 364. A Polícia Civil também apurou que, muitas das novilhas foram mortas após a subtração da fazenda em Santo Antônio.
Durante as buscas, os policiais encontraram em uma das fazendas seis cabeças de gado. Uma testemunha ouvida nas diligências confirmou que, no último domingo, um dos animais tinha sido morto, confirmando a informação levantada na investigação do delegado Guilherme Berto Nascimento Fachinelli.