O delegado de Polícia Civil em Claudia, Pablo Carneiro confirmou, há pouco, ao Só Notícias, que equipes finalizam, hoje, a operação para combater crimes ambientais em madeireiras em União do Sul (169 quilômetros de Sinop), que conta com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, e Centro Integrado de Operações Aéreas de Sorriso.
Os trabalhos começaram no início da semana. De acordo com o delegado, três proprietários de madeireiras foram conduzidos, prestaram esclarecimentos e liberados. Foram lavrados termos circunstanciados de ocorrência, além da assinatura de termo de compromisso para comparecer em juízo posteriormente.
Ainda segundo Carneiro, já houve aplicação de multas a apreensão de madeiras. Ainda não há balanço do montante das apreensões e valores das penalidades, que serão levantados após a finalização da operação.
Já o Ciopaer destacou que iniciadas as ações foram localizadas “várias toras sem procedência e outras de derrubada proibida como a castanheira”, confirmou em nota.