Cerca de 513,9 quilos de drogas apreendidas em operações realizadas no Estado foram destruídas pela Polícia Civil, na última semana. Somente em Cuiabá, foram 190,6 quilos incinerados ontem. As drogas retiradas de circulação iriam abastecer " bocas-de-fumo" no Estado.
Em Cuiabá, foi incinerado pouco mais de 64 quilos de cocaína e 126 de maconha, apreendidas somente neste ano em 385 procedimentos, a maioria de inquéritos policiais de tráfico, e outra parte a termos circunstanciados de ocorrência (TCO) relativos ao uso de drogas. A quantia também está relacionada à prisão de 320 pessoas.
Para o promotor de Justiça, Marcos Fernandes, os trabalhos de combate e prevenção às drogas são fundamentais. Segundo ele, 80% dos crimes cometidos, seja homicídio, roubo ou receptação, estão relacionados ao tráfico. "Temos que eliminar a raiz, o pequeno consumidor, porque é ali que alimenta o tráfico", destacou.
Interior
Oito regionais da Polícia Civil incineraram drogas durante a semana. Ao todo foram 323.3 quilos de entorpecentes destruídos com autorização da Justiça. A regional de Cáceres queimou, na quinta-feira, cerca de 159 quilos de cocaína pura, que deram origem a 12 inquéritos policiais. Pouco mais de 90 quilos da droga foram apreendidos de uma única vez na região.
Nas Regionais de Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Rondonópolis, Juína e Diamantino, foram instaurados 257 inquéritos policiais, 111 termos circunstanciados e 38 autos de investigações preliminar.