Cerca de 80 quilos de peixe foram apreendidos, ontem, em Campinápolis (região Leste), durante uma ação da Polícia Civil. Um homem de 36 anos foi preso em flagrante pelo crime ambiental de pesca em período proibido. A operação “Nemo”, desencadeada para combater a pesca predatória no período da Piracema, cumpriu vários mandados de busca e apreensão em residências de pescadores do distrito de São José do Couto.
A ação foi realizada às margens do rio do Couto. Entre os peixes apreendidos estavam um exemplar de uma espécie rara de cachara com quase 1,2 metro de comprimento. Em buscas na residência do acusado, foram apreendidos 12 espécies de peixe, em quantidades superiores e tamanhos inferiores aos permitidos pela legislação.
O delegado Sued Dias da Silva Júnior disse que a operação seguirá na região durante toda a Piracema, se entendendo pelos rios das Mortes e Culuene, nos próximos dias. “O objetivo é coibir ao máximo a pesca no período, pois nessa época é quando os peixes reproduzem, garantindo a sustentabilidade com a existência de peixes para gerações futuras”.