A Polícia Militar registrou um aumento de 64% na quantidade de entorpecentes apreendidos em todo Estado nos quatro primeiros meses deste ano. Cerca de 1,1 tonelada de drogas foi retirada de circulação. No ano passado, foram 728 quilos no mesmo período.
Segundo os dados do Sistema de Estatística, Ocorrências e Produtividade (Seop) da PM, de janeiro a março, houve registro crescente no número de ocorrências dessa natureza, sendo 208 em janeiro, 235 em fevereiro e 275 em março. Em abril, houve uma queda, com 233 casos.
Conforme o comandante-geral da PM, coronel Gley Alves, esse aumento considerável no acumulado do quadrimestre é resultado do forte emprego operacional que a instituição tem promovido, por meio de operações como ‘Saturação’, ‘Inopinada’, ‘Start’, ‘Bairro Seguro’ e ‘Carga Máxima’.
De acordo com Alves, o implemento do efetivo tem sido feito de maneira técnica, com a utilização de dados que são minuciosamente analisados pela Superintendência de Planejamento Operacional e Estatísticas (Spoe) da PM. “Esse setor é fundamental para que possamos empregar nosso efetivo com qualidade e precisão, nos locais em que há a necessidade de reforço policial”.
Nessas ações, explica Alves, “o efetivo tem sido implementado com o reforço policial daqueles profissionais que cumprem jornada extraordinária”.