Dezenas de policiais sob o comando do coronel Valdivino Pimentel, chefe do Comando Regional 4 de Rondonópolis, fazem barreiras em estradas vicinais e assentamentos na região de Poxoréu em busca do bando que assaltou, esta tarde, a agência do Banco do Brasil do município. Até o momento, foi localizado apenas a caminhonete Hillux usada no assalto. Os três reféns já foram soltos e a mulher que foi baleada no tórax passou por cirurgia no Hospital Regional de Rondonópolis e passa bem. A gerência do hospital não forneceu o nome e idade da vítima, mas garantiu que ela não corre risco de morte.
Este é o quarto assalto a banco com as mesmas características nos útimos dez dias, sem prisões dos acusados que levam comida e mantimentos suficientes para ficarem escondidos nas matas por vários dias até a polícia desistir das buscas. A forma como os bandidos agem é conhecida como “novo cangaço”, onde homens fortemente armados invadem a cidade, utilizam pessoas como escudo humano e fogem levando reféns para a polícia não atirar neles. Em seguida, costumam bloquear estradas ateando fogo nos veículos usados na fuga, que na maioria das vezes são roubados.
A cidade de Poxoréu com um efetivo de apenas três policiais incluindo o comandante, foi invadida por volta das 12h pelo bando composto por cerca de seis a oito bandidos encapuzados e fortemente armados. Sem arrombar os caixas eletrônicos, eles renderam os funcionários e levaram apenas dinheiro da boca do caixa, e ao fugirem levaram os reféns. Houve um enorme tiroteio para intimidar a polícia que causou pânico aos moradores da pacata cidade. O reforço de oito viaturas da PM e dezenas de homens foi solicitado à cidade mais próxima, no caso, Rondonópolis. Dois helicópteros de Cuiabá também auxiliam nas buscas juntamente com equipes do Bope.
A região onde está sendo feitas barreiras, é composta por diversos assentametos, mas conforme o coronel Pimentel, já existem pistas sobre a localização dos bandidos. A Hillux de cor prata utilizada pelo bando foi abandonada numa estrada vicinal Há cerca de 10 quilômetros da cidade, no sentido ao município de Juscimeira. Ela foi roubada na última quarta-feira na cidade de Primavera do Leste. De acordo com informações policiais, na perseguição uma viatura capotou com 3 PM, mas todos passam bem.
Conforme Só Notícias já informou, esta é a quarta ação deste tipo de crime, denominado “novo cangaço” em Mato Grosso em menos de duas semanas – Nova Monte Verde, Paranatinga, Poconé e agora Poxoréu. O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso registrava, de janeiro até ontem, que dez bancos haviam sofrido algum tipo de ação de bandidos. Mato Grosso está em quinto na pesquisa nacional de ataques a bancos feita pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) no primeiro semestre deste ano. De acordo com o levantamento, foram 40 registros de arrombamentos/tentativas e outros 8 casos de assaltos ou tentativas em agências bancárias.