Durante barreira policiais do 2º Pelotão de Polícia Militar de Rio Branco (356 quilômetros de Cuiabá), unidade do 17° Batalhão, um idoso de 84 anos foi detido porque estaria praticando pesca predatória. Com o homem foram encontrados apetrechos de pesca e espécie cuja captura é proibida pela legislação mato-grossense.
A abordagem ocorreu durante a madrugada deste sábado, por volta das 4h, na localidade conhecida como Estrada da Olaria, em Rio Branco. O homem dirigia uma caminhonete modelo D20 e estava na companhia da esposa, também idosa.
No veículo havia exemplares de dourado, espécie cuja pesca e transporte estão proibidos pela lei 9.794/2012. Ele também infringia a Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998) porque utilizava apetrechos como anzóis de galho e “João Bobo” (anzóis fixos em boias e espalhados no leito do rio). No veículo havia um motor de popa, diversos molinetes, centenas de anzóis e outros equipamentos de pesca.
Os peixes e todos os equipamentos e apetrechos foram apreendidos. Conforme narrativa dos policiais, o idoso foi qualificado e liberado após o registro do boletim de ocorrência, seguindo orientação do delegado plantonista.